A Igreja


          A Igreja é o objetivo final e máximo de Deus. O objetivo de Deus não é somente ter muitos cristãos individuais. Seu objetivo é ter uma igreja coletiva que possa ser sua casa e o Corpo de Seu Filho. Esta igreja é a expressão e Deus. A igreja é tanto a família de Deus expressando Deus, o Pai, como o Corpo de Cristo como aquele que é a corporificação do Deus Triuno (Cl. 2:9).
            A Igreja é primeiramente uma ekklesia. Essa palavra grega denota uma congregação chamada para fora. O Novo Testamento, começando com o Senhor Jesus em Mateus 16, usa essa palavra para indicar a igreja (v. 18). Para muitos hoje a igreja é um prédio onde os cristãos se reúnem. Devemos abandonar este pensamento. A Igreja não é um edifício sem vida, mas algo orgânico cheio de vida.
            A igreja é a casa de Deus (1 Pe. 2:5). Não apenas uma habitação, mas um lar. Assim a igreja é a família de Deus (Ef. 2:19). Paulo diz que esta igreja é a casa do Deus vivo. A igreja não é algo a organização humana, mas de vida.
            A igreja é também o corpo e Cristo (Ef. 1:22-23), um organismo vivo e não uma organização. Cristo é a cabeça deste corpo, que é composto de todos os filhos de Deus que foram regenerados pelo Espírito Santo. No corpo de Cristo é tudo e em todos (Cl. 3:11). Devemos viver e agir neste corpo e não em nosso individualismo.
            A igreja mostrada na Bíblia sob dois aspectos: o universal e o local. O aspecto Universal é mencionado em Mateus 16: 18. O Senhor falou a Pedro que edificaria Sua igreja. A igreja aqui compreende todos os crentes de todos os tempos e em todos os lugares, incluindo Paulo, Pedro, e todos os santos ao longo destes vinte e um séculos (1 Co. 12:13).
            O aspecto local da igreja é mostrado pelo Senhor Jesus em Mateus 18:17. O Senhor Jesus disse que se temos algum problema com algum irmão que não podemos resolver, devemos dizer isso para a igreja. Isso refere-se à igreja em uma certa cidade. Seria difícil contar um problema para a igreja universal.
            Universalmente, a igreja é uma, mas no aspecto local, as igrejas são muitas. Em Atos 8:1 há igreja em Jerusalém. Em Atos 13:1 há a igreja em Antioquia. Em Romanos 16:1 há a igreja em Corinto (1 Co 1:2). Em Gálatas; havia muitas, porque a Galácia era uma província do antigo Império Romano com muitas cidades. Em Apocalipse 1:4 e 11 há as sete igrejas na Ásia. A Ásia também era uma província.
            Apocalipse 1:11 diz: “O que vês, escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéa”. Esse versículo revela que uma igreja é equivalente a uma cidade. Escrever para a igreja em Éfeso quer dizer escrever para a cidade de Éfeso. Essas são as igrejas locais. Igreja local não é um termo usado como um nome, mas ele escreve o fato de haver uma igreja em uma cidade. A igreja não tem um nome, assim como a lua não tem um nome. A lua no Brasil é a mesma lua em outros países. Quando ela está sobre a Inglaterra, ela é a lua na Inglaterra. Ela é uma única lua. Da mesma forma a igreja é uma; ela é única. A igreja tanto local como universal.